Endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, o profissional de endodontia (endodontista) estuda todo o sistema de canais radiculares (canais dentro dos dentes onde a polpa se localiza) e dos tecidos periapicais (ligamentos que envolvem as raízes dos dentes e ajudam no suporte dentário), bem como das doenças que os afligem.

Quando é preciso tratar o canal?

O tratamento de canal é indicado quando há uma inflamação na polpa. Essa inflamação pode ser causada por bactérias provenientes da cárie, fratura dental ou qualquer outra situação que ocasione irritação na polpa de forma irreversível ou até mesmo sua morte (necrose).

O que é o tratamento canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

Os causadores mais comuns de polpa infeccionado ou morta são:

Cárie profunda, dente quebrado ou fraturado ou com um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.

Gostaria de marcar sua avaliação? Entre em contato conosco!

Copyright © 2019 Oral Clean - Clínica Odontológica - - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Kroqui | Marco Zero Comunicação