Ortodontia
A ortodontia é a especialidade da odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.
Além da questão estética, a ortodontia traz muitos benefícios para o paciente. Confira:
- Limpeza: é mais difícil limpar os dentes que não se encaixam corretamente. Isso pode facilitar o aparecimento de cáries ou até mesmo a perda do dente em decorrência de deterioração periodontal;
- Saúde geral: um mau posicionamento dos dentes ou da arcada dentária demanda esforço adicional para os músculos da mastigação. Isso pode ter vários impactos para o paciente, como dor de cabeça, dores no pescoço, ombros e costas, além da disfunção na articulação que liga a mandíbula ao crânio (ATM);
Quando se deve consultar um ortodontista?
Existem diversos tipos de desvios de mordida ou de posicionamento dos dentes que podem ser corrigidos com a ortodontia.
Dentes apinhados, dentes inclinados, presença de mordida cruzada, são algumas das alterações presentes na arcada dentária e que não só prejudicam a aparência, mas também podem resultar em problemas na mastigação, fala, respiração e até mesmo dores de cabeça e dores que se estendem dos ouvidos até o pescoço.
Como é feito o tratamento ortodôntico?
Vários tipos de aparelhos, fixos ou móveis, são utilizados na movimentação dos dentes, retração muscular e alterar o crescimento da mandíbula. Os aparelhos têm como base funcional uma leve pressão nos dentes e nos ossos do maxilar. A gravidade do problema irá definir qual melhor tratamento ortodôntico adequado a cada pessoa.
Quer avaliar o seu caso? Entre em contato conosco e marque uma consulta!